Inhotim e Santuário do Caraça – 1 dia

Postado por Gui Figueiredo em abril - 21 - 2013 com 0 Comentários

INHOTIM

images (2)images (1)imagesimages (3)

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.

Cronologia

2002 – Foi fundado o Instituto Cultural Inhotim, instituição sem fins lucrativos, destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que também desenvolve ações educativas e sociais.

2005 – O extenso acervo cultural e ambiental abria suas portas timidamente, com pré-agendamento de visitas somente da rede escolar da região de Brumadinho e de grupos específicos.

2006 – Com estrutura completa, a obra particular chega ao grande público, com o Instituto passando a receber visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.

2007 – O compromisso com o desenvolvimento social da população de Brumadinho e seu entorno originou a criação da Diretoria de Inclusão e Cidadania, em julho deste ano.

2008 – O número de visitantes é crescente. Até este ano, mais de 110 mil pessoas de diversas partes do País e do mundo já haviam visitado Inhotim. Em abril, foi reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais.

2009 – Em junho o governo federal também reconhece o Instituto Inhotim como uma OSCIP. Neste ano, mais de 160 mil pessoas visitaram o Inhotim. Em setembro/outubro, foi realizado Nove Novos Destinos, evento para lançar nove obras permanentes que só poderiam ser construídas em um lugar como o Inhotim.

2010 – Os jardins do Instituto Inhotim recebem, dia 5 de abril, o título de Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB). O registro foi aprovado após a 4ª Reunião da Comissão, ocorrida no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de março.

SANTUÁRIO DO CARAÇA

IMG_2364IMG_2367IMG_2365IMG_2329

O Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens da Serra do Caraça, situado a 120Km de Belo Horizonte -MG, nocoração das cidades históricas e da Estrada Real, foi construído a partir de 1770, pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, a fim de conclamar o povo à conversão e favorecer seu encontro com Deus.

Mesmo no tempo do célebre colégio do Caraça, fundado em 1820 pelos Padres Lazaristas, o santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens nunca deixou de ser um lugar de espiritualidade e oração.

Milhares de pessoas, de alunos e professores até romeiros e pesquisadores, experimentaram e experimentam, neste local, a presença de Deus e a força transformadora da oração e da fé.

Hoje, mais do que nunca, nosso desejo é de que o Santuário do Caraça continue servindo ao Povo de Deus (paróquias, movimentos e pastorais, congregações religiosas, grupos de espiritualidade, etc) e favorecendo sua experiência de fé e de conversão.

Organizado como pousada na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça, o Santuário deseja favorecer aos grupos interessados mais uma oportunidde de encontro com Deus, na solidão da oração pessoal, no acompanhamento espiritual ou na partilha comunitária da fé. Contamos, para tanto, com vários apartamentos para hospedagem, salão para conferências, além de todo conjunto arquitetônico, espiritual e ecológico do Caraça. Ademais, estamos organizando a Fazenda do Engenho, logo na entrada do Santuário, para o acolhimento de grupos que desejam mais silêncio e tranquilidade.

Inclui:

  • Transporte em van com ar condicionado
  • Guia Verde Minas Turismo Ecológico
  • Almoço em restaurante próximo ao Inhotim
  • Ingresso
  • Acompanhamento de guia especializado do museu (opcional).

Faço um orçamento, mínimo 3 pessoas, buscamos em hotéis ou direto no aeroporto.

Guilherme Figueiredo

3196431298 ou 31 33471393

 


  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube